Instagram, Tik Tok, Facebook…essas são apenas algumas das principais redes sociais que têm impacto em todo o mundo. Além disso, ainda temos o WhatsApp, que se consolidou, há alguns anos, como a principal rede de comunicação em nível global.
Segundo dados de um relatório produzido entre a We Are Social e Meltwater, para se ter uma ideia do impacto dessas redes, WhatsApp concentra 169 milhões de pessoas; Youtube com 142 milhões; Instagram com 113 milhões; Facebook com 109 milhões; Tik Tok com 82 milhões e Twitter com 24 milhões de usuários.
De acordo com dados do fim de 2022, os brasileiros passam, em média, mais de três horas por dia conectados a esses canais. Ou seja, somos um dos povos que mais passam tempo nas redes, em todo o mundo. Se isso é bom ou ruim, não vou entrar nesse mérito.
Meu ponto aqui é destacar que já que estamos tão presentes nessas redes, devemos fazer o melhor uso delas. Uma das formas de se fazer isso é discutirmos e incentivarmos conversas sobre liderança. Esse tem sido um tema cada vez mais relevante para o desenvolvimento de profissionais de todas as áreas.
Portanto, respondendo a pergunta deste artigo, é possível ensinar liderança e gestão por meio das redes sociais. O Youtube, por exemplo, oferece inúmeros recursos que nos permitem gerar vídeos com aulas detalhadas, impulsionando profissionais em suas carreiras.
O LinkedIn também é outro canal interessante e bem focado em temas corporativos e de gestão de carreira. Torna-se interessante também notar que essas redes permitem uma integração de diferentes gerações em um mesmo ambiente online, possibilitando que os mais jovens desfrutem do conhecimento dos mais experientes.
Por fim, reforço que, já que “fugir das redes” não é uma opção, devemos fazer o uso mais inteligente e útil delas. Portanto, devemos nos comprometer a promover cada vez mais discussões sobre a importância do desenvolvimento da liderança, em diferentes níveis. Somente assim conseguiremos ter profissionais ainda mais qualificados.