O seu currículo é a oportunidade de você vender a sua imagem profissional, para isso, é preciso saber como gerar interesse no recrutador para suas informações de carreira. Porém, muitas pessoas cometem erros básicos que fazem com que seus currículos sejam descartados imediatamente ou não causem o impacto que eles seriam capazes de causar.

Está cansado de perder as melhores oportunidades do mercado? Agora você vai entender como começar a se destacar e a gerar mais valor com o seu currículo.

Primeiro erro: não saber o que contar e o que não contar

Não é sobre mentir em seu currículo (nunca faça isso), mas sobre entender quais informações são relevantes e causam mais impacto ao recrutador. No seu currículo você precisa saber como contar aquilo que vai somar com as informações da vaga que você busca e como você pode preencher as demandas que aquela empresa está precisando.

Você precisa entender o profissional que você é hoje Não adianta colocar informações de 15/20 anos atrás de um emprego que não tem nada a ver com a vaga de agora. Desta forma você será capaz de mostrar como você está pronto para ser um criador de soluções.

Segundo erro: não saber apresentar seus pontos fortes e fracos

Muitas pessoas erram no currículo ao não apresentarem em detalhes as suas características positivas e negativas. Evite palavras vagas que nada significam para os recrutadores. A melhor forma de contar seus pontos fortes e fracos é por histórias que exemplificam como você pode somar naquela vaga e o que você pode aprender no processo.

Terceiro erro: não saber contar a sua história

Pessoas gostam de histórias e saber como contar a sua é a melhor forma de engajar o recrutador. Crie histórias de realizações, demonstrando como você superou algum problema e foi capaz de gerar novas soluções, mas lembre-se que uma boa história precisa ser bem roteirizada. Portanto, pense qual o conflito da sua história. O que você precisou resolver? Qual foi sua solução para o problema? Quais foram as dificuldades encontradas? E de que forma você saiu depois disso, ou seja, qual foi a sua evolução de aprendizagem? Isso ajuda você a humanizar o seu trabalho e a gerar conexão com quem lê o seu currículo.