Ser bem sucedido no âmbito profissional é algo almejado pela grande maioria das pessoas. Ao longo dos meus anos de atuação no mercado corporativo, passando de estagiário para líder de uma multinacional, posso afirmar que já passei por diversos desafios e, claro, procurei aprender com cada erro e acerto ao longo dessa jornada.

Por isso, resolvi escrever esse artigo e reunir os três passos que identifiquei ao longo dos anos como passos que todo profissional pode seguir para alcançar o tão desejado sucesso. Aqui vale o disclaimer de afirmar que não há receita de bolo e que cada pessoa e seu caminho é único. Aqui estão apenas algumas dicas que podem facilitar esse processo.

Confira abaixo:

Base: esse é o momento do começo de nossas carreiras. É uma fase de muita execução, humildade e aprendizado. Ou seja, o momento de fazer o máximo que puder. Colocando em linhas gerais é o famoso “conseguir se manter em pé sozinho”. É uma fase em que você até pode arriscar e tentar fazer as atividades do seu jeito, mas você ainda não tem a experiência e know-how necessários para alçar voos solos. É o momento de exercer a gentileza para gerar conexões e construir uma base consistente;

Escalada: esse é o momento de começar a ter protagonismo sobre sua trajetória profissional. É a fase da geração de ideias, formação e inspiração de pessoas e mudanças de status quo. Como gosto de dizer a todos que atuam ao meu lado, é chegado o momento de resolver “problemas cabeludos”. É hora de manter o seu capital político cheio e promover mudanças reais para os problemas e desafios que aparecem em seu dia a dia;

Transformação: aqui chegamos ao topo da escalada, ou seja, onde acontece a transformação verdadeira. Aqui ressalto o exercício máximo da liderança, com foco genuíno nas pessoas, com nutrição de talentos e conexão com propósitos claros. É nesse momento que nasce o que chamo de ‘executivo-coração’, ou seja, um líder realmente capaz de aplicar sua verdadeira razão de viver, reunindo harmonicamente paixão, profissão, vocação e missão.

Por fim, como dito anteriormente, não há receita de bolo pronta e cada profissional deve seguir seus sonhos e ambições de forma personalizada. Meu ponto aqui é apenas compartilhar as experiências pelas quais já passei e poder contribuir de alguma forma para a jornada dos novos talentos.