Muitos ainda se enganam quando acham que para crescer dentro de uma carreira basta fazer vários cursos da sua área e passar um tempo dentro de uma empresa entregando todas as tarefas no prazo estabelecido. Se você ainda acredita nisso, mas não alcançou a promoção que você tanto deseja, leia até o final.
Para avançar em sua carreira, além de fazer tudo que os profissionais comuns fazem, você precisa desenvolver a habilidade de resolver problemas cabeludos.
Não basta fazer somente sua função dentro de uma empresa, crie o hábito de buscar problemas cabeludos o tempo inteiro, porque se você deseja se destacar, é preciso ser bom nisso.
Problemas cabeludos são aqueles que geram valor para empresa quando solucionados, mas geralmente ninguém toma a iniciativa de ir resolver.
As 3 maneiras de encontrar problemas cabeludos numa empresa
Primeiro você precisa entender as dores dos principais stakeholders da empresa, procure entender qual desafio eles tem, o que tem tirado o sono deles.
Feito isso, identifique as principais métricas do seu departamento, pergunte para seu chefe sobre elas e veja como está indo cada uma.
Sempre se pergunte: O que tem atrapalhado para essa métrica não ser atingida? Alí tem um problema cabeludo que você pode resolver.
Logo em seguida, procure o bode expiatório.
Numa empresa sempre existe algo que todo mundo reclama, e o bode expiatório é aquele que é culpado por tudo dentro dela.
Depois que você tem clareza sobre o problema, você precisa montar um projeto.
Saia da sua área de atuação do dia a dia comum, entenda quais são as interfaces, busque pessoas de outros departamentos para te ajudar nesse projeto e ganhe o apoio desses stakeholders para que eles sejam patrocinadores.
É necessário lembrar que você precisa gerar valor através desses problemas, eles não podem somente apagar incêndio.
Muitas pessoas resolvem problemas de forma momentânea e logo depois eles aparecem novamente, então existe uma diferença entre soluções que geram valor e soluções que apagam incêndio, e esse é o diferencial de quem só executa e de quem é um grande executivo.
Existem duas formas de você gerar valor para empresa.
A primeira é gerar lucro. Lucro é quando você tem a capacidade de aumentar as vendas ou reduzir o custo.
O segundo é você melhorar a vida do cliente ou de alguém dentro da empresa. Se você melhora o processo que beneficia a vida do seu cliente, isso é revertido em lucro.
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