Já se questionou como gerenciar projetos diferentes simultaneamente e ainda assim crescer profissionalmente?

Essa pode ser uma tarefa desafiadora devido aos obstáculos e à agitação do cotidiano, mas que pode ser também uma jornada interessante. O intraempreendedorismo, prática de tocar projetos ao mesmo tempo, é uma estratégia cada vez mais utilizada por empresas que buscam se manter competitivas no mercado.

Essa filosofia de trabalho incentiva os profissionais a terem uma postura empreendedora dentro da própria empresa, buscando inovar, criar projetos e solucionar problemas, mesmo que essas ações não estejam dentro de suas atribuições.

Para se ter uma ideia, o botão “Curtir” do Gmail e do Facebook foram criados por meio do intraempreendedorismo. Portanto esse é um conceito fascinante que sugere o uso dos talentos dos colaboradores da própria organização para descobrir novas oportunidades de inovação.

É muito provável que um colaborador que possua espírito empreendedor saia de uma empresa se ela não valorizar esse aspecto singular. Isso pode acontecer para ele buscar oportunidades em outra empresa que a valorize ou para iniciar seu próprio negócio.

Por fim, quando os funcionários conseguem expressar sua criatividade dentro de uma empresa, eles podem ajudar a identificar novas oportunidades de negócios, seja na forma de produtos ou serviços, e podem ser incentivados a encontrar maneiras de melhorar os processos internos. Por outro lado, ao assegurar que esses funcionários se sintam valorizados, a empresa pode continuar se beneficiando de suas habilidades e competências únicas. Ou seja, todos ganham!