É no início da carreira que começamos a gerar conhecimento e a criar um network em determinada área. É quando alavancamos experiência para galgar no futuro.

Nesse sentido, tome cuidado para não construir uma base numa área muito diferente de onde você sonha estar. Mudanças podem acontecer, claro, mas de nada adianta ficar cinco anos no Planejamento de Produção e, de repente, querer um cargo de liderança no Marketing.

Algumas pessoas optam por dar um passo para trás e recomeçam do zero, mas particularmente nunca me sujeitei a isso. Sempre alavanquei o que construí e cresci a partir de determinado patamar. Em certo momento da minha trajetória, por exemplo, migrei para a área de Marketing e Vendas na Philips, mas fui galgando, nada aconteceu da noite para o dia.

Por ora, quero deixar clara a seguinte mensagem:

“Evite mudar de área o tempo todo.”

Muitas pessoas fazem isso e, quando se dão conta, dez anos se passaram e nada faz sentido em suas carreiras, pois não construíram uma marca, não focaram para construir algo que realmente são muito boas. Geralmente, fazem isso porque são pouco críticas e se deixam ser marionetes, ajudando a todos e esquecendo delas mesmas.

Trago um exemplo de uma mentoria que fiz com uma profissional que estava com 38 anos e havia trabalhado a vida toda numa grande empresa. Por ser muito boa, os gerentes sempre a puxavam para suas respectivas áreas quando aparecia um pepino, porque sabiam que ela resolvia. Porém, na hora da promoção, nunca tinha nada para ela. Ela vivia de promessas e me procurou bastante frustrada:

“O que fiz de errado?”, perguntava-se.

Ao longo da mentoria, revisamos o que ela precisava fazer para alavancar sua experiência considerando o que gostava de fazer, o que dominava e aonde queria chegar. Com isso definido, ela precisava se posicionar como uma grande profissional, impor-se, destacar suas capacidades e colocar um valor e condições para o seu trabalho. Aqui, sempre conecto com a procura do Ikigai, expressão japonesa que, resumidamente, significa aquilo que somos bons, gostamos de fazer, é algo que o mundo precisa e somos remunerados por isso.

Aproveitando, queria dizer que essa profissional em 11 meses depois que começou a mentoria da Escalada Corporativa conseguiu se posicionar no mercado e deu um belo “salto” para uma nova empresa com um mindset totalmente novo e posicionada para acelerar sua carreira executiva em um novo ambiente e cenário muito mais controlado por ela própria!

Algumas pessoas têm dificuldade de fazer a gestão de suas carreiras. Honestamente, não sei se fui muito bom nisso. Com 20 e poucos anos eu não tinha acesso a esse conhecimento. Porém, ao longo do tempo, a consciência foi surgindo. Mesmo assim, eu era intuitivo, sabia ouvir minha voz interior e, principalmente, aonde queria chegar. Tive sorte de ter tido alguns bons líderes e, sobretudo, de ter tomado as decisões por mim. O que você não pode é deixar os outros tomarem decisões por você.