Em Maio/2013 estávamos na Philips a todo vapor focados em crescer as vendas no mercado de iluminação e em ganhar os projetos de todos estádios da Copa do Mundo de 2014… dos 12 ganhamos 9… e tínhamos que entregar tudo e fazer os comissionamentos em cada estádio.

Tivemos um problema na instalação das luminárias em Salvador na Fonte Nova e o Diretor do nosso cliente pediu para que o Diretor da Philips (no caso, eu!) fosse lá resolver… ao mesmo tempo tínhamos que comissionar a Arena Castelão em Fortaleza… e tínhamos um terceiro estádio também para terminar que me foge a memória qual.

Para cada comissionamento precisávamos de 4 pessoas, ou seja tínhamos que ter 12 … tínhamos apenas uma equipe na época.

Eu já acumulava o cargo de Diretor Comercial Brasil e Diretor BU América Latina… e senti meu time atordoado… meio pra baixo sem saber o que fazer.

Eles diziam: “não dá Flávio, não temos gente, cliente na Bahia está P*** da vida… a gente tinha que ter contratado mais gente”.

Coloquei todo mundo numa sala, chamei quem estava no escritório… meninas projetistas do nosso Lighting Center (time de projetos), gente de serviço e vendedores. E falei: “lógico que dá… precisamos de 12 pessoas… temos 4 e mais EU… somos 5 … faltam apenas 7… quem vai com a gente pros estádios?”

Lembro que Adalberto, William, Gisele arregalaram os olhos… “eles obviamente pensaram: ele vai?… o Diretor vai instalar Luminária no campo”?

Em 5 minutos tínhamos 12 pessoas definidas, separamos ao menos 1 pessoa com experiência em cada time… e mais alguns com experiência “teórica”… e armamos um esquema de guerra para 2 semanas maravilhosas.

Minha ex-esposa estava grávida… eu apenas avisei a ela que ficaria uns 10 dias fora…

Eu fui a Salvador, acalmamos os ânimos do Diretor do cliente e fizemos uma operação logística para reinstalação das luminárias…

Em seguida voei para Fortaleza onde um time já estava adiantando o serviço… fizemos uma troca e eu continuei. Fizemos o comissionamento … entregamos tudo. A prova tá aí nas fotos!

Assim se lidera … assim se levanta a moral do time e se mostra que não existe o “não dá “… existe apenas o “claro que dá, como fazemos?”.

Me sigam no Instagram onde conto essas e outras histórias e faço semanalmente o Papo de Executivos com grandes amigos que fiz em minha trajetória de carreira: @flavioguimaraesexec

Flávio Guimarães desenvolveu uma sólida carreira em multinacionais nas áreas de Operações, Supply Chain, Marketing, Vendas, chegando à posição de Diretor Geral de Divisão para América Latina. Liderou o processo de transformação da indústria de iluminação para a tecnologia LED na Philips Lighting na Europa e no Brasil/América Latina. Também atuou para estabelecer a estrutura corporativa da Thermo Fisher Scientific na América Latina desde 2015. Sua experiência se caracteriza por: visão estratégica, alta capacidade de execução com foco em melhoria de processos, inovação e nos clientes, capacidade para estruturar e liderar equipes. Sua formação acadêmica em Engenharia é complementada por um MBA pela Stockholm School of Economics/Suécia e um curso executivo na Wharton Business School/EUA. Recentemente concluiu o Executive Program da Singularity University/EUA.