A Escalada
Corporativa

O livro já está disponível para compra na plataforma Eduzz!

Histórias do estagiário
que virou presidente

Préfácio por
João Kepler
Melhor e maior investidor Anjo do Brasil.
Posfácio por
Renato Carvalho
Presidente da Novartis Brasil.

A Escalada Corporativa

O projeto Escalada Corporativa e a Comunidade do Executivo nasceram ao longo do processo de escrita deste livro. Eles visam unir e ajudar executivos que buscam referências para crescer e atingir o topo no mundo corporativo. Mas qual é o cume que proponho?

Diferentemente do que muitos podem imaginar, o topo da Escalada Corporativa não é simplesmente chegar a ser diretor ou CEO, ambicionando status e um salário de muitos zeros. Não podemos colocar o ego e a busca pelo poder acima do que é bom para a empresa e para o nosso time.

Ao longo de mais de duas décadas de experiência como executivo global, notei que algo está errado e precisa ser mudado no mundo dos negócios, onde ainda há muito corporativismo e jogo político em defesa de interesses pessoais.

Com este livro e a Comunidade do Executivo, proponho a construção de uma nova perspectiva para o mundo corporativo, fazendo com que ele seja composto de pessoas conscientes, que visam à transformação. Guiadas por aquilo que as move, são intraempreendedoras e usam a estratégia para realizar seus sonhos mais genuínos. Para os executivos desse novo mundo, o topo da trajetória é transformar não apenas a si próprio, mas o seu entorno, desenvolvendo um legado pessoal e coletivo. Por isso os denomino de “executivos-coração”.

Pensar num legado pessoal e coletivo envolve abrir mão de objetivos puramente pessoais para promover verdadeiras transformações na empresa e nas pessoas do seu time. É revolucionar mercados, trazer inovação, quebrar paradigmas, mudar o status quo.

É ser um líder genuíno que sabe que existe um monte de pessoas que se de- senvolvem e crescem por trás de cada uma dessas ações.

São líderes que pensam diferente. Que querem se desafiar e assumir o prota- gonismo da carreira. Sabem que devem abrir espaço a quem vem depois deles. É o executivo que faz as coisas com o coração e com poesia. Foi isso que aprendi nas mais de duas décadas da minha escalada corporativa pessoal, que, a partir de agora, compartilho com você nestas páginas — inclusive revelando meus deslizes e aprendizados, de forma a deixar “agarras” onde você possa “se segurar” e que poderão facilitar a sua escalada.

Quem é o
Flávio Guimarães

Flávio Guimarães desenvolveu uma sólida carreira em multinacionais nas áreas de Operações, Supply Chain, Marketing, Vendas, chegando à posição atual de Presidente para América Latina na Corning.

Viveu em vários países como Brasil, Suécia, Índia, Holanda e atuou em toda América Latina.

Liderou o processo de transformação da indústria de iluminação para a tecnologia LED na Philips Lighting na Europa e no Brasil/América Latina desenvolvendo soluções inovadoras como a LEDgine e o CityTouch – plataforma de serviços baseada no conceito SaaS.

Também atuou para estabelecer a estrutura corporativa da Thermo Fisher Scientific na América Latina durante 5 anos.

Fundou a Pedra Negra Investimentos que hoje tem um portfólio de 12 startups de tecnologia e a Escalada Corporativa, um programa de mentoria online para executivos.

Sua formação acadêmica em Engenharia é complementada por um MBA pela Stockholm School of Economics/Suécia e um curso executivo na Wharton Business School/EUA. Em 2019 concluiu o Executive Program da Singularity University/EUA.

O que mais você encontrará no livro

Interatividade através dos QR Codes
Nasci em 1978 em Itaúna (MG).
Acesse o QR Code para ver a foto no meu Instagram de eu ainda bebê com meus pais Everaldo e Idelânia
Reflexões de carreira baseadas no método da mentoria da Escalada Corporativa
Aonde você quer chegar na sua carreira?
Ter clareza dos seus objetivos é o primeiro passo para construir uma base sólida antes de começar a escalar. Sonhe!
Qual o cargo ou habilidades e competências você quer alcançar no curto prazo?
E depois? Como você imagina sua vida daqui a dez anos?
Sonhe livremente e escreva tudo o que vier á sua cabeça.