Se você, enquanto líder, está cansado de trabalhar demais e não ver o retorno, se tem uma equipe e eles não entregam o que você pede ou ainda não consegue extrair o melhor deles, esse artigo pode te ajudar. Quando isso acontece você pode, inclusive, começar a pensar se você é um bom líder ou o que falta para fazer com que eles melhorem as entregas.
Antes de tudo, é preciso que você tenha claro em sua mente e consiga transmitir para todos os colaboradores três aspectos fundamentais. O primeiro é ser capaz de responder a perguntas como: POR QUE somos uma equipe ou por que acordamos todos os dias cedo e vamos trabalhar nessa empresa. É muito importante alinhar os porquês pessoais do seu time com os propósitos da empresa.
O segundo aspecto relevante para construir times de alta performance é responder: O QUE! Ou seja, agora que estamos juntos, o que queremos fazer? Esse ponto pode ser definido como a visão da empresa. Defina também o período em que se quer alcançar determinado objetivo e seja claro em transmitir essa mensagem ao time.
O terceiro passo é definir o COMO. Como é que trabalhamos, qual é a nossa cultura, qual é o nosso dress code, como queremos definir nossa cultura. Enfim, defina como é a forma de comunicação que iremos seguir, tudo em parceria com o time.
Por fim, aposte nos cinco pilares:
- Confiança: gere conexões genuínas com todos da equipe e proporcione um ambiente de confiança mútua entre líderes e liderados;
- Conflitos produtivos: por meio de um ambiente confiável, é normal a geração de conflitos. Direcione essa energia de maneira construtivas, com novos projetos, por exemplo;
- Comprometimento: faça com que todos saibam os objetivos e se comprometam a fazer seu melhor para atingi-los;
- Responsabilidade compartilhada: no momento de execução será normal encontrar falhas. Portanto faça com que o time tenha um senso de responsabilidade compartilhada, não se limitando a exercer apenas sua função, mas também de propondo a ajudar os demais;
Resultados: Por fim, equipes de alta performance são focadas na geração de resultados reais e não desistem enquanto não os alcançam.