Veja se essa situação não é comum…

Um colaborador que já está há muitos anos na mesma empresa, mas ainda não teve nenhuma oportunidade de promoção e crescimento de carreira. Infelizmente, essa cena acontece mais do que gostaríamos. Mas você já se perguntou por que essa situação se repete tanto assim ou o que fazer para se destacar?!

O primeiro passo é esquecer essa ideia de que você irá receber um cargo de liderança. Na verdade você terá que criar, agarrar esse cargo. Para isso, será preciso exercer uma liderança natural para influenciar e engajar pessoas e também começar a ter um olhar atento para resolver problemas que não são exatamente os que permeiam as atribuições do seu cargo. Dessa maneira, as pessoas passarão a ver o sentido de liderança em você.

Você não tem que ficar esperando as pessoas olharem e acharem que você seria um bom líder. Esse movimento deve partir de você de maneira propositiva. E também é preciso ter claro porque você quer ser líder, seja para ter um cargo mais alto, um salário melhor, deixar sua marca no mundo, influenciar as pessoas de maneira positiva, entre outros aspectos.

Outro ponto extremamente relevante é entender que um líder, no final do dia, é ser um resolvedor de problemas. É aquele profissional que encara os desafios e consegue, de fato, enxergar soluções viáveis para cada um deles. Um bom líder é um eterno insatisfeito e procura melhorias.

Liderança também se resume em duas grandes áreas. A primeira é a imaginação, ou seja, ele consegue enxergar novas possibilidades para problemas atuais. Ele agrega outras pessoas nessa imaginação e faz com que elas passem a acreditar nela. A segunda é justamente pegar essa visão de futuro e executar as mudanças necessárias para transformações de negócios reais.

Por fim, não fique esperando o CEO ou outras pessoas passarem a ir atrás de você e oferecer a liderança. Não tenha medo e arrisque! Sugira novas ideias e se proponha a desempenhar novos papéis. Somente assim sua liderança natural será notada e valorizada.

Tenha coragem!